Bem-estar Animal – Animal Well-being

Uma das coisas importantes no meu despertar espiritual, entre muitas outras pelas quais procurei durante a minha vida, foi a preocupação com o bem-estar dos animais. Depois de adulta e morando sozinha eu decidi a dado momento recolher uma gatinha de rua, e a ela se seguiram outras duas e nunca mais parei de tentar achar lares e serviços veterinários para os animais de rua.

Trabalhei como pet-sitter durante 5 anos com clientes regulares e o meu amor pelos animais domésticos floresceu. Na minha experiência com animais observei o amor incondicional destes amiguinhos peludos que não esperam nada em troca pela sua afeição, dedicação e companheirismo. E o quanto reagem aos nossos estados interiores conforme estejam a nós ligados.

Podemos realmente aprender muito com os animais, na nossa interação com aqueles a quem amamos e com o mundo. Nos animais observamos por exemplo, como obedecem a uma cadeia existencial maior, a qual respeitam instintivamente; especialmente com os animais que vivem no seu habitat natural; enquanto os animais domesticados tiveram uma maior perda de habitat e dividem as cidades conosco.

A minha preocupação começou com os animais aos meus cuidados e se estendeu ao vegetarianismo estrito ao qual eventualmente aderi. Só posso dizer que me tornar vegetariana foi a melhor escola  em termos de aprender a viver. Aprendi o que é respeitar todos os seres vivos, através da alimentação orgânica e consciente. Com o Veganismo muitos aprendizados bons se seguem, entendemos que realmente não necessitamos de muitas coisas que pensamos precisar, condicionados pela sociedade de consumo.  Isso não é apenas em relação à alimentação mas à nossa existência neste planeta de modo respeitoso e recíproco.

Aprendi muito sobre o mundo em que vivo, sobre mim mesma e o que eu tinha até então deixado passar ao meu lado no quesito alimentos que realmente necessito e novos alimentos que fui descobrindo. Nesta parte da minha caminhada contei com a ajuda de amigos preciosos. E no fim estou sempre aprendendo.

Procuro utilizar produtos e alimentos que realmente necessito apenas e que sejam produzidos e cultivados por permacultura, orgânicos e de maneira sustentável. Isso tudo começou também em parte porque o meu corpo começou a apresentar alergias, primeiro à lactose, e depois à produtos químicos na pele. E descobri que podia cortar muitas coisas da minha lista de compras das quais eu não necessitava realmente.

Podemos descobrir muitas alternativas aos cosméticos que são produzidos sem respeito pelos consumidores e no método de cultivo e manejo de matérias primas e testes de sensibilidade em animais. Já existem muitas alternativas no mercado, de produções artesanais, orgânicos, sustentáveis e até mesmo de produtos que podemos fazer em casa para o nosso consumo.

A maior lição de tudo o que tenho aprendido neste campo é que o mundo é como uma rede interligada e que fazemos parte deste todo, e o bem estar individual e do todo é recíproco.

Deixe uma Resposta

